A perspectiva do desafio
A Liberdade tem uma definição. No entanto, nem todos usamos as mesmas palavras para a definir. Talvez isto aconteça porque a sua interpretação esteja sempre sujeita à forma como vivemos e nos relacionamos com os que nos rodeiam, razão pela qual cada pessoa tem uma perspectiva única de algo que está tão presente nas nossas vidas. Então, a pergunta que se coloca é: “como é que vemos a Liberdade?”
No momento em que se celebra o 50º aniversário do 25 de abril, e vemos direitos individuais conquistados nas últimas décadas serem ameaçados, será pertinente questionar e reflectir sobre como a nossa percepção afecta a forma como nos relacionamos.
E é neste contexto que o projecto ‘Perspectivas Livres’ convidou pessoas a fazer uma introspecção sobre a sua percepção de Liberdade e a materializar essa ideia num quadro, de uma forma absolutamente livre - seja fotografia ou ilustração, algo real ou puramente abstracto.
Mas apesar de únicas e diferentes, todas estas ‘Perspectivas Livres’ têm um denominador comum: o modo como, consciente ou involuntariamente, fizeram parte da forma como hoje eu percepciono o mundo.
Através da justaposição de animação sobre o quadro, deu-se a junção de duas ideias para mostrar como percepções diferentes se conseguem relacionar e coexistir para criar algo novo. Não intrinsecamente melhor, nem necessariamente pior. Apenas algo novo. E essa poderá ser a beleza de algo que é livre.
Esta coleção é um repertório de ‘Perspectivas Livres’ que pretende estimular a reflexão sobre aquilo que entendemos como Liberdade. E, no final, poderá ser mais uma das portas que permita uma discussão aberta, sem preconceitos e, acima de tudo, enriquecedora, para que possamos partilhar ideias e consigamos ter mais empatia e solidariedade ao discutir o que é Liberdade.
Uma perspectiva multicultural
O projecto contou com a visão única de 25 pessoas sobre a Liberdade, todas elas de diferentes contextos culturais e com idades entre os 4 e os 70 anos, provenientes de várias parte do mundo - Cabo Verde, Portugal, Angola, Espanha, Costa do Marfim, Polónia, Índia, Brasil e Grécia.
Os quadros que compõem as 'Perspectivas Livres' foram partilhados em vários formatos, tais como ilustração, fotografia e pintura.
Agradecimentos
Um especial e carinhoso agradecimento a todas e todos que aceitaram o desafio para partilhar a vossa Perspectiva Livre e que disponibilizaram o vosso tempo para colaborar comigo neste projecto: Alberto, Alice, Andreia, Ani, Aysha, Carina, Daniela, Ema, Gelson, João G, João P, Júlia, Lúcia, Luís C, Luís SC, Maria Inês, Mariana, Marina, Mónica, Natalina, Nefeli, Paulina, Pedro, Rita e Roberto.
Sem a vossa calorosa ajuda, nunca teria sido possível torná-lo real.
Espero que gostem desta pequena coleção tanto quanto eu.
Um enorme bem-haja a vocês!
Back to Top